Abri! O Antigo Testamento

Este ano a proposta de Abriu? foi mais ambiciosa do que no ano passado quando estreiamos a série. Nosso estudo de João (Podes Crer) coincidiu com a Páscoa, portanto usamos os primeiros três domingos para estudar a ressurreição no capítulo 20 do evangelho, deixando apenas dois domingos do mês de abril. Já pretendia fazer um panorama da Bíblia, mas resolvi que faria em apenas duas mensagens em dois domingos.

Nesse caso, ficou difícil fazer um guia de estudo que englobasse tudo que estudamos, pois traçamos a história da redenção (criação, queda, redenção e consumação) pelas páginas do Antigo Testamento, ressaltando alguns textos importantes ao longo do caminho.

A ideia para essa semana, então, será de colocar uma galeria de fotos dos slides da mensagem, junto com uma série de perguntas para guiar reflexão e/ou discussão em grupo acerca da revelação de Deus no Antigo Testamento. Bom proveito!

 

Perguntas para reflexão e/ou discussão em grupo

O que é mais impactante para você ao observar o Antigo Testamento de forma panorâmica? Você já conhecia a história de Israel e como os livros diferentes se encaixavam nessa história? Alguma explicação ou resumo o pegou de surpresa?

Tem algum livro ou trecho bíblico que você nunca leu antes? Qual dos resumos dos livros chamou mais sua atenção? Você já tem um plano de ação para ler esse livro e entendê-lo melhor?

“Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor leal e de confiabilidade, que mantém o seu amor leal a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”. (Ex 34.6, 7)

Reflita ou discuta com o seu grupo sobre como essa declaração de Deus a respeito do Seu caráter é refletida inúmeras vezes nas interações de Deus com o Seu povo ao longo da história de Israel.

Em que situações Deus mostrou-se misericordioso, paciente e cheio de amor leal, perdoando pecados?

Em que situações Deus demonstrou que não deixa de “punir e o culpado”?

“Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2).

A mensagem central de Levítico é que pessoas pecadoras (impuras) não podem entrar na presença do Santo Deus, portanto Deus faz um meio de santificar o Seu povo. Convém lembrar que o sistema ritual que em si não tinha valor espiritual, mas Deus honrava a obediência do povo pela fé, pois apontava para a chegada do Seu Filho.

Em muitas igrejas hoje nós ouvimos muito a mensagem, “venha como está”, mas considere: essa é a mensagem que Deus proclama? Certamente Deus convida o pecador, mas podemos nos aproximar dEle ainda mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2)?

Como a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo operam para que possamos entrar na santa presença de Deus? Dica: leia Hebreus 10.

Quando questionado sobre o maior mandamento (Mt 22.35-40), Jesus citou dois textos de livros que muitos cristãos evitam por não terem história dinâmicas e por incluírem leis tediosas.

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” (Dt 6.5).

“Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.18).

Ore para que Deus lhe ajude a crescer no seu conhecimento, até mesmo de textos “chatos” ou difíceis. Minha oração é que, ao ler mais da Palavra de Deus, você leitor, seja cada vez mais desafiado a obedecer esses dois mandamentos pela graça de Deus em Cristo, para o louvor da Sua gloriosa graça.

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!”. (Lm 3.22, 23)

O livro de Lamentações tem uma mensagem de grande tristeza por causa das atrocidades da Babilônia contra Jerusalém na sua queda. Mas em meio a isso, há esses versículos de grande esperança porque lembram do caráter de Deus (Ex 34.6-7).

Você tem lembrado da misericórdia e paciência de Deus? Tem agradecido por Ele perdoá-lo quando você falha?

“Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel. Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição”. (Ml 4.4-6)

O livro de Malaquias termina olhando para trás (Moisés) e lembrando da lei  para que os leitores a obedeçam. Ao mesmo tempo olha esperançosamente para o futuro (Elias, ou aquele que veio como um segundo Elias, João o Batista).

O Dia do Senhor foi descrito em vários textos proféticos e descreve duas coisas importantes: o terrível juízo de Deus e a esperança da redenção final. Quem será julgado? Quem pode ter verdadeira esperança?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.