A Família Microcósmica (1): Transformação Começa no Lar

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

Todo ano em outubro celebramos o mês da família em nossa comunidade. É um tempo de lembrarmos como a família é central para o plano de Deus para a humanidade. Desta vez, focaremos em um texto essencial para o entendimento da família na Bíblia, Efésios 5.22-6.9. Este ano a minissérie é intitulada “A Família Microcósmica”, pois estamos observando justamente como a família é, por desígnio de Deus, um microcosmo de toda a sociedade. Temos que entender que a família não fornece uma mera ilustração para explicar como a sociedade funciona; ela foi projetada por Deus para servir como a base para toda a sociedade. Se a família servir as suas funções corretamente, ela serve como alicerce para uma sociedade saudável; quando ela adoece, a sociedade também adoece.

Na mensagem de domingo, em vez de examinar o microcosmo familiar, nós primeiro estabelecemos a mensagem central do livro de Efésios para entender onde esse ensino se encaixa no plano cósmico de Deus. Para realizar o Seu plano de fazer convergir todas as coisas em Cristo (Ef 1.9, 10), foi necessário trazer à vida por meio da fé em Cristo pessoas espiritualmente mortas, e capacitá-las para uma conduta de vida transformada. Vimos em sete textos da carta que falam de conduta como o tema central da carta (união em Cristo) repercute nas nossas atitudes e ações. E, mais importante para o mês da família, uma parte fundamental deste ensino é sobre a transformação do lar cristão. Paulo usou como referência o lar romano—pais, filhos e escravos—deixando claro que o alvo do nosso texto principal (Ef 5.22-6.9) é fundamentar a transformação da igreja por meio dos lares cristãos e assim ter impacto na sociedade em que vivem. É justamente nessa família transformada por Cristo que podemos experimentar e amadurecer os conceitos da cidadania do reino, que por sua vez servirão para melhorar a nossa cidadania terrena.

Paulo usa o termo grego “andar” oito vezes em sete versículos-chave da carta aos Efésios. Esse “andar” é usado de forma metafórica para falar de conduta de vida, portanto algumas versões (como a NVI), traduzem o termo como “viver”. Vamos usar esses textos para fazer a aplicação espiritual da mensagem.

Andávamos nos pecados e nas transgressões (2.1, 2). Como era a sua vida antes da sua salvação? Mesmo que você tenha sido uma pessoa “boa”, você percebe a diferença entre estar espiritualmente morto e sua nova vida? Você vê a diferença entre ser um filho da desobediência e um filho de Deus?

Devemos andar nas boas obras que Ele preparou de antemão para vivermos a vida em Cristo (2.10). Efésios 2 deixa bem claro: não somos salvos pelas boas obras, mas sim salvos para as boas obras. Que boas obras marcam a sua vida cristã? Como isso tem afetado a sua conduta?

Devemos andar dignos da vocação que recebemos (4.1). Você entende a sua salvação como um chamado para uma vida diferente? Não é necessariamente um chamado para ministério em tempo integral, mas certamente uma vida em Cristo em tempo integral. Enquanto você faz a leitura dos capítulos 4-6 essa semana, observe como Paulo põe em termos práticos essa instrução.

Não devemos andar na futilidade dos pensamentos, como os gentios (4.17). Leia Ef 4.17-19. Discuta com seu grupo a descrição desses gentios. Será que a maneira de pensar do cristão deveria se modelar ao pensamento fútil do mundo?

Devemos andar em amor, como imitadores de Deus (5.1, 2). Como podemos imitar Deus? Como o amor de Cristo descrito nesses versículos é diferente do amor que vemos na sociedade? Que amor você está imitando?

Devemos andar como filhos da luz, discernindo o que é agradável ao Senhor (5.8-10). Será que temos como foco discernir o que agrada a Deus? Como podemos saber o que Lhe agrada? Quem O agradou perfeitamente? Como podemos seguir nos passos de Jesus?

Devemos andar como sábios, redimindo o tempo (5.15, 16). Todo dia, cada pessoa recebe um “depósito” de 24 horas em sua conta, que só podem ser usadas naquele dia. Você tem consciência da mordomia do tempo, para andar sabiamente?

Mas o que tudo isso tem a ver com a família? O tema central de Efésios é a união com Cristo, especialmente no que diz respeito à igreja. Dentro desse tema, como vimos, Paulo aborda o conceito de conduta—como o cristão deve (ou não deve) andar. E, por sua vez, o nosso texto principal (Ef 5.22-6.9) ensina que o lar é o microcosmo onde os membros do lar aprendem a conduta cristã que impactará a sociedade como um todo. O movimento de educação por princípios sugere sete princípios básicos ensinados na Bíblia. Vamos usar essa lista para considerar como a família ajuda os seus membros a viver estes princípios.

Leia Efésios 5.22-6.9 e responda, pensando em sua família:

Soberania. Como as instruções para os pares marido/esposa, pais/filhos e mestres/escravos refletem, retratam ou esclarecem o princípio da soberania de Deus? Como esses relacionamentos demonstram autoridade, responsabilidade, submissão, cuidado mútuo, senhorio, honra e obediência?

Autogoverno. Quais das instruções exigem o uso do autogoverno? Como aprendemos no lar o uso do domínio próprio? Como isso é diferente da auto-estima tão valorizada na sociedade?

Aliança. Como os relacionamentos domésticos refletem o conceito de aliança? Como isso, por sua vez, reflete a aliança entre Deus e o homem? Que retrato de aliança divina encontramos na aliança entre maridos e esposas?

Individualidade. Como podemos ver o conceito de individualidade nas instruções para os membros do lar? Somos todos iguais nas nossas funções dentro da família?

Caráter. Como as instruções para cada membro refletem o caráter da vida transformada por Cristo? Leia os vv. 15-21 e reflita na conduta dos membros do lar dentro da conduta ensinada nesses versículos.

Mordomia. Pensando no papel de cada membro do lar, como podemos enxergar a nossa vida pela lente da mordomia? Quem deve ensinar conceitos de cidadania para que os indivíduos respeitem outros cidadãos?

Semeadura e Colheita. Há várias formas de aplicar este princípio à família, mas pense no impacto na sociedade: você enxerga como as vidas transformadas por Cristo, vivendo no microcosmo da família, terão grande impacto na sociedade em que vivem? Como nossa sociedade está colhendo os frutos da semeadura de princípios que ruíram as bases da família?

Dia 1

Efésios 1

Dia 2

Efésios 2

Dia 3

Efésios 3

Dia 4

Efésios 4

Dia 5

Efésios 5

Dia 6

Efésios 6

Dia 7

Salmo 127

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.