O Mundo Odeia Cristo (8): A Paz do Discípulo no Mundo que Odeia Cristo

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O GUIA EM PDF.

JOÃO 16.29-33

ouvidos-atentos

Neste domingo ouvimos a terceira mensagem da nossa “microssérie” em três partes que fala dos atributos que marcam a vida do discípulo que vive no mundo que odeia a Cristo: a alegria, a oração e a paz. Assim também concluímos “O Mundo Odeia Cristo”, a minissérie em oito partes sobre o último discurso de Jesus aos Seus discípulos antes da Sua morte na cruz (Jo 15.18-16.33). O texto que examinamos no domingo (16.29-33) é a conclusão de uma discussão que começou quando os discípulos ficaram confusos com a afirmação oblíqua de Jesus acerca da Sua morte e ressurreição, “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo” (v. 16). Ao responder, Jesus disse que chegaria um tempo que Ele não falaria mais em figuras, e finalmente Ele declarou, “Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai” (v. 28).

A discussão culmina numa declaração de fé dos discípulos, onde afirmam que porque Jesus falou claramente, e porque Ele soube responder sem que fizessem a pergunta, eles finalmente creram que Ele veio de Deus. Observamos que paz real não se baseia apenas na declaração de fé; ou seja, não pode ser da boca para fora. Há uma diferença fundamental entre o conhecer ou entender (assentimento intelectual) e a fé, a profunda crença em algo que leva à ação prática. Naquele momento eles declararam que creram que Deus O enviou, mas poucas horas depois eles se espalhariam e O deixariam sozinho para ser crucificado. A declaração não foi suficiente.

Por isso, paz real só existe pela fé real em Jesus Cristo. Pela segunda vez no evangelho, Jesus estava oferecendo uma paz muito diferente do que o mundo oferece. Como vimos quando estudamos Jo 14.27, pela Sua morte Jesus estabeleceu a paz com Deus, uma realidade objetiva que Ele dá e potencializa pela graça, mediante a fé. Por causa dessa paz com Deus, podemos experimentar a paz de Deus, uma experiência subjetiva. Essa paz alicerçada na fé real permite que tenhamos ânimo, mesmo em meio às aflições de um mundo que odeia Cristo. Por quê? Porque, embora o mundo odeie a Cristo (como vimos no começo dessa minissérie) Ele conclui com essas Palavras de tremenda vitória e consolo: “Eu venci o mundo”. A fé real nessa verdade produzirá paz real neste mundo.

coracoes-abertos

A busca pela paz e a alegria consome o tempo e pensamento de muitas pessoas diariamente. Infelizmente, a maioria dessas buscas parte de um pensamento humanista, prossegue por caminhos egoístas, e termina em desilusão e sofrimento. Por quê? Porque não seguem “o caminho, a verdade e a vida” que veio do Pai e voltou para Ele, oferecendo o Seu Espírito para acompanhar aqueles que, pela fé, são filhos de Deus.

Como já vimos de várias formas ao longo do estudo de João, há uma grande diferença entre uma declaração de fé e a ação da fé. O melhor teste para saber o que você acredita é observar o fruto que você produz (suas atitudes e ações externam os desejos e as motivações do seu coração, que por sua vez são manifestações da sua crença).

Podemos fazer uma autoavaliação a partir da seguinte pergunta:
Eu tenho paz e alegria real em minha vida? 

Primeiro, é preciso distinguir entre momentos pontuais de fraqueza e uma verdadeira falta de paz e alegria. Certamente, os discípulos e membros da igreja primitiva sentiram grande tristeza e passaram por muito sofrimento. Você sabe discernir entre a experiência subjetiva (sentimentos de paz e alegria) e a verdade objetiva (as propostas divinas acerca da paz e da alegria)?

Entendendo essa diferença, se sua resposta, como cristão é “não, não tenho paz e alegria”, você precisa crescer no seu conhecimento, entendimento e obediência às Escrituras. Deus, em Cristo, oferece verdadeira paz e alegria. Ele nos deu a presença do Espírito Santo para operar em conjunto com a Sua Palavra não só para entendermos a verdade, mas para experimentarmos essa verdade de forma prática.

Agora, se você compreende e vive a paz e a alegria real, entenda que muitos à sua volta não têm isso! Eles precisam do seu testemunho. Eles precisam ver essa verdade nas suas atitudes e ações, e certamente precisam ouví-la nas suas palavras. Está compartilhando a paz e alegria de Deus?

maos-estendidas

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33).

O mundo tem uma influência muito forte na vida da maioria das pessoas. Pense bem em quanto tempo passamos “no mundo”, expostos às coisas que transmitem a cosmovisão do mundo: mídias, redes sociais, amizades, relacionamentos de família, escola e trabalho, lugares públicos, e assim por diante. Se nós não tomarmos uma atitude proativa em relação ao conhecimento da Palavra e das promessas de Deus, nós acabamos ficando constantemente na defensiva; somos relegados a reagir aos ataques e à oposição de um mundo que odeia Cristo, em vez de estar proativamente levando a mensagem de amor, paz e alegria da Palavra de Deus.

Enquanto estamos na defensiva e na reação, é fácil termos a perspectiva que o mundo é mais forte. Mas Cristo venceu o mundo!

Sua tarefa, a partir dessa semana, é antenar-se às suas respostas aos acontecimentos e às circunstâncias de sua vida diária. Em cada situação, avalie se você está reagindo defensivamente de uma posição fraca, ou se você está respondendo ofensivamente (sem ofender, claro) da posição fortíssima de alguém que serve o Salvador que venceu o mundo.

Quais foram as circunstâncias? Procure entender a situação. O que aconteceu? Quem ou o que estava envolvido? As pessoas envolvidas refletiram princípios bíblicos nas suas atitudes, palavras e ações?

Quais foram as minhas respostas à situação? Como reagi? Que atitudes, palavras ou ações demonstrei em resposta à situação? Refleti princípios bíblicos nas suas atitudes, palavras e ações?

Quais foram os resultados da minha resposta? Levaram à paz, ao amor ou à alegria que refletem o caráter e o plano de Deus em Cristo? Se não, como poderia ter mudado a minha resposta para contribuir para essa finalidade?

Como poderia me preparar melhor para outra situação semelhante? Que verdades ou princípios bíblicos informam a situação para que possa me preparar de antemão? Como poderia refletir que sirvo a Jesus, que já venceu este mundo?

mentes-ocupadas

Dia 1

João 15.18-16.33

Dia 2

João 14.1-31

Dia 3

Filipenses 4.4-9

Dia 4

Romanos 5.1-11

Dia 5

Romanos 15.7-13

Dia 6

Isaías 26.1-4

Dia 7

Colossenses 1.15-23

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.